Há muitas empresas que hoje trabalham com visitas em campo, especialmente com as demandas dos clientes cada vez maiores. Ter funcionários externos, no entanto, exige um cuidado grande, pois o gestor precisa ter total controle do que esses profissionais estão fazendo fora da empresa.
O acompanhamento visa melhorar a produtividade e processos, para que todos sejam beneficiados.
Mas como acompanhar os horários e itinerários de seus colaboradores? Há algumas formas, incluindo aplicativos de monitoramento.
Vamos mostrar algumas opções nesse artigo.
Importância do controle
Antes de mais nada, precisamos entender qual a importância de se ter controle sobre o que os colaboradores de campo fazem em suas rotinas.
Esse tipo de serviço pode eventualmente trazer contratempos, como atrasos, falta de precisão na localização, dificuldade de comunicação, etc. E é por isso que o acompanhamento precisa ser parte dos processos dos gestores.
Vejam alguns benefícios de controlar as visitas externas:
- Organização da equipe;
- Aumento da produtividade;
- Redução de tempo ocioso;
- Otimização de recursos, em especial tempo e mão-de-obra;
- Acompanhamento e checagem das atividades;
- Monitoria do desenvolvimento dos colaboradores.
Esses são apenas alguns dos diversos benefícios, que também incluem melhora da receita, uma vez que otimizando o trabalho e usando melhor os recursos, é possível crescer a produtividade.
Existem os pontos negativos de não ter controle. Veja o que a falta dessa monitoria pode ocasionar à sua empresa:
- Desempenho baixo da equipe;
- Retrabalho em processos;
- Atrasos nas entregas;
- Não alcance de metas;
- Perda de clientes.
Fica claro, analisando todos esses pontos, da importância de usar métodos para monitoramento. É possível, inclusive, medir o comprometimento de cada colaborador, alinhando o time em uma mesma linha, ninguém quer que cada colaborador atenda o cliente ou execute uma tarefa de forma diferente.
Os colaboradores, por sua vez, também sentem-se mais seguros sabendo que o gestor está em constante contato e apoio.
Para que seu monitoramento seja efetivo, é necessário lançar mão da tecnologia, que sempre deverá acompanhar o desenvolvimento da sua empresa.
Por isso, trouxemos algumas funcionalidades do Online OS para te ajudar nesse processo.
Agenda digital
A boa e velha agenda ganha sua versão digital. Através desse tipo de aplicativo, você pode agendar visitas, adicionar os colaboradores responsáveis e compartilhar as tarefas com equipe de campo.
Ela pode ser usada compartilhada com todos ou apenas com quem precisa ter acesso, e com isso, o gestor tem controle sobre todas as atividades de cada colaborador. É possível ver quais clientes serão visitados, se há reuniões agendadas e até alterar compromissos.
Há ferramentas bem populares como o Google Calendar e o Outlook, que possui agenda digital. Há também alguns Sistemas que possuem agenda integrada, como o do Online OS.
Aplicativos para prestador de serviço
Quem presta serviços pode e deve ter um aplicativo que comporte um sistema de monitoramento e gestão. Através dele, é possível controlar as ordens de serviço de forma digital, visualizar as atividades da equipe em tempo real, pois o gestor tem o controle e o colaborador o instala em um smartphone, acessar o mapa geográfico do colaborador, planejar rotas, obter relatórios diversos para o seu negócio, inserir fotos, assinaturas, formulários e acessar o histórico de ordens de serviço.
Hoje, um Sistema de Ordens de Serviço que oferece tudo isso e muito mais é o Online OS. Você pode testar grátis clicando aqui.
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